A decisão de criar novos produtos e serviços que competirão em novos mercados nos quais você atualmente não o faz, é sem dúvida uma das estratégias de crescimento mais desafiadoras e assustadoras. Se sua empresa estiver no processo de diversificação, é necessário planejar uma estratégia de marketing digital que permita: investigar a situação atual do mercado em que deseja entrar e, de acordo com os resultados, planejar as seguintes ações.
O sucesso de um novo produto depende, sem dúvida, de muitos fatores, mas na 1ª etapa de lançamento é essencial que: • Tenha uma proposta de valor inovadora • Anuncie para Amplificar o Lançamento do Produto • Existe um site onde as pessoas podem aprender mais sobre o produto • Crie comunicação eficaz e bidirecional com o público • As perspectivas são alimentadas para impulsioná-las a comprar Compartilhamos 5 estratégias de marketing digital que você deve considerar em uma estratégia de diversificação.
Uma das estratégias de marketing digital que oferece mais inteligência de mercado é a escuta social . A escuta social, também chamada inteligência social, consiste em coletar e analisar conversas públicas na Internet e nas redes sociais. Como você sabe, estamos conversando nas redes sociais o dia todo, então há uma grande quantidade de dados que podem ser muito valiosos.
Se você coletar e analisar conversas sobre concorrência, necessidade e experiências das pessoas antes de entrar em um mercado desconhecido com um novo produto, a probabilidade de falha será reduzida, pois você entenderá melhor o novo mercado.
Especificamente, a escuta social o ajudará com 5 benefícios: • Colete idéias, sugestões dos consumidores. • Compreender a situação atual do novo mercado • Identifique a concorrência e sua reputação • Lançar produtos para públicos muito específicos • Meça o ruído gerado pelo lançamento do seu produto.
Uma das empresas mais bem-sucedidas que usam essa estratégia é a Rappi. Os fundadores da Rappi ouviram o público e identificaram os principais problemas do comércio eletrônico na América Latina: tecnologia, que não é facilmente acessível a todos; a deficiência em logística; e baixa penetração bancária, portanto, o Rappi aceita pagamentos em dinheiro. Para fornecer uma solução para esses problemas e oferecer aos usuários um serviço rápido de comércio eletrônico, os fundadores criaram uma plataforma móvel que, em trinta minutos, levaria qualquer coisa, desde alimentos, remédios e despensa até produtos de uma sex shop. - Em qualquer lugar por uma taxa de envio acessível.
O interessante é que o Rappi NÃO é promovido como um comércio eletrônico, sua proposta de valor é que eles são seu assistente pessoal, onde você pode comprar o que pensar com ajuda do seu rappiatendimento. A proposta de valor é a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto
O terceiro ponto que você não pode esquecer é o desenvolvimento de um site onde todas as informações do seu produto existem, é praticamente impensável lançar um produto e que não há informações sobre ele na Internet. Sugerimos que você planeje uma estratégia de posicionamento do Google que dê visibilidade ao seu site em pesquisas relevantes para sua empresa.
O segundo fator chave para ter sucesso no lançamento do seu produto é torná-lo conhecido, para isso, a publicidade em plataformas digitais é a melhor opção, considerando dois aspectos: • É mais barato que a publicidade externa • Você pode segmentar seu pessoal no prazo. Enquanto um comercial de TV pode custar milhares de reais, a publicidade em mídia digital é muito mais barata porque foi desenvolvida uma tecnologia que nos permite conectar-se com o público.
O último fator essencial no lançamento de um produto é ter um plano de conteúdo de marketing que você considere: redes sociais, blog e press releases. O objetivo é planejar uma comunicação eficaz e bidirecional com o público. Não basta ter presença nas redes sociais, é importante que você esteja preparado para responder a todas as perguntas de seus consumidores e iniciar conversas.
Para fazer isso, você pode contratar um gerente de comunidade que será responsável por criar e gerenciar comunidades e / ou contratar o desenvolvimento de um chatbot . Um chatbot pode ser o seu braço direito para receber os comentários das pessoas e responder às suas dúvidas. Existem muitos mitos em relação ao chatbot, entre eles, destacam que é caro e que não é natural. Isso é completamente falso, um chatbot pode ser tão natural quanto você quiser, basta um pouco de criatividade para dar o toque humano.
Em média, 95% a 98% das pessoas que entram em contato com uma empresa ainda não estão prontas para comprar; portanto, é importante que você as ajude a conhecer melhor seu produto, sua proposta de valor e incentivá-las a tomar a decisão. Essa estratégia é conhecida como "Inbound Marketing ou Marketing Automation ". Essa estratégia é essencial para que as 4 ações anteriores gerem vendas.
Estas são as cinco estratégias de marketing digital que são essenciais na diversificação de um produto. Implemente-os e avalie seus resultados para que você possa identificar ações de melhoria.
Se você quiser citar uma estratégia de marketing digital Contate-nos !
Finalizo aqui agradecendo pelo seu tempo dedicado a essa leitura e importante que saiba o quanto pra mim é prazeroso escrever e compartilhar do meu conhecimento e experiência. Se você conheça alguém que busca se posicionar na internet ou mesmo quer aprender mais sobre essa poderosa ferramenta, compartilha esse conteúdo. Garanto que irá ajudar! Te vejo na próxima! :)
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Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.