A internet transformou radicalmente a maneira como construímos e promovemos negócios: temos acesso a muito mais recursos e muito mais potencial do que nunca. Então, por que tantos empreendedores acabam negligenciando essas oportunidades frutíferas ao abandonar o marketing ou adiá-lo como um gasto desnecessário? Relacionado: Confira os 10 pontos importantes para que as startups aproveitarem os dados e o marketing digital Do meu ponto de vista, existem algumas estratégias de marketing on-line que você precisa - por exemplo, sua startup não será capaz de prosperar sem elas.
Critérios para "necessidade" Como assim, você "precisa" dessas estratégias? Afinal, o marketing não é opcional? Não é possível construir um negócio mesmo sem presença online? Tecnicamente, sim, mas você estará perdendo um enorme potencial ao fazer isso.
Todas as estratégias que eu qualifico como "necessárias" exibem as seguintes características:
* Expectativa. As pessoas esperam que você tenha essas ações e, se você não as tem, elas podem pensar menos da sua empresa. * Possíveis. Nenhuma dessas estratégias é particularmente difícil ou complicada; pode haver um pouco de uma curva de aprendizado, mas, em algum nível, essas são estratégias acessíveis * Acessíveis. Você não precisará gastar muito dinheiro com nenhuma dessas estratégias, facilitando sua escolha, mesmo para startups com orçamento apertado. * Valioso. Todas essas estratégias oferecem alto retorno em potencial, o que significa que o custo para você, se você não os negligenciar, será um potencial significativo. * Sensível ao tempo. Quanto mais tempo você investe nessas estratégias, mais poderosas elas se tornam. Quanto mais cedo você se envolver, maior será o retorno potencial.
É a combinação desses fatores que torna necessário o seu trabalho nessas áreas. Estas são as estratégias que considero "necessárias":
1. Marca pessoal.
- Empresas de sucesso podem gerar uma tonelada de impulso de empreendedores de sucesso que os lideram . A marca de si mesmo, antes de sua empresa, oferece a oportunidade de aproveitar uma imagem pessoal mais confiável para promover sua marca. Também lhe dá mais poder para conhecer e interagir com outras pessoas, formar mais parcerias e dar uma cara à sua organização sem rosto. E é gratuito, do ponto de vista monetário, embora você precise investir uma quantidade significativa de tempo.
2. Marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo assume várias formas e, dependendo de como você define sua estratégia , pode atingir vários objetivos diferentes. Por exemplo, você pode usar white papers, ebooks e outros conteúdos de formato longo para atrair downloads, inscrições e conversões, ou usar um blog no local para atrair mais tráfego de entrada para o seu site. Você pode até usar o conteúdo como uma forma de se pocisionar no mercado e ajudar a solucionar problemas, ou alguma combinação desses fatores. O marketing de conteúdo é incrivelmente versátil e útil e, se for valioso, seus clientes retornarão sempre ao seu site. Relacionado: 12 formas para medir o resultado do marketing de conteúdo
3. Otimização para mecanismos de busca (SEO).
SEO é o processo de tornar seu site mais visível nos mecanismos de pesquisa, para que você obtenha mais tráfego de pessoas que pesquisam os produtos ou serviços que você oferece. Grande parte do seu ranking de posições de pesquisa orgânica vem da estrutura técnica do seu site e da sua estratégia de desenvolvimento de conteúdo em andamento. Portanto, o SEO não é muito mais um investimento se você já estiver criando novos conteúdos regularmente - e vale a pena esse investimento extra, por nenhum outro motivo, além de garantir que seu site seja indexado corretamente.
4. Otimização de conversão.
A maioria dessas estratégias visa atrair mais pessoas para o seu site, mas o que essas pessoas fazem quando estão lá? A otimização de conversões ajuda a garantir que você obtenha mais valor de cada visitante, maximizando sua taxa de conversão. Às vezes, isso significa incluir mais oportunidades de conversão e outras vezes, melhorar as que você já tem. Relacionado: Por que o UX Design afeta o tráfego do site
5. Marketing de mídia social.
O marketing de mídia social não é o esquema de enriquecimento rápido que você pode ter prometido , mas existe um potencial significativo na criação e nutrição de um público de mídia social. Mais uma vez, o conteúdo entrará em cena fortemente aqui, pois provavelmente será o fator que atrai seu público-alvo. Aqui, você deve obter maior visibilidade da marca, maior reputação e muito mais tráfego de entrada com seus links atribuidos.
6. Email marketing.
O marketing por e-mail tem um potencial impressionante de ROI, porque custa quase nada para ser executado. Comece a coletar assinantes de sua base de clientes existente, de seus seguidores de mídia social e outras novas oportunidades; a partir daí, mesmo um boletim informativo de conteúdo simples pode ajudar a incentivar o tráfego repetido para o seu site, facilitar um maior envolvimento com a sua marca e manter sua marca em destaque com seu público. Relacionados: Estrutura, designer e recursos que mudarão o Email Marketing em 2020
Como você deve ter notado nessas descrições, há outra vantagem importante que essas estratégias oferecem: Todas elas trabalham juntas. Embora possam ser executadas individualmente, cada um se conecta e alimenta os outros de alguma maneira. Se você trabalhar todas eles, complementando seus esforços nessas várias áreas, verá um retorno potencial ainda maior.
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Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.