Embora o termo estratégia de marketing o encha de pavor e pareça uma tarefa árdua, que exige muitas horas de trabalho, cafeteiras e desacordos ao redor da mesa para obter muito pouco, ter uma estratégia de marketing coerente e extensa pode significar a diferença entre um ano de sucesso e atraso.
Na sua forma mais básica, uma estratégia de marketing é um plano de ação criado para promover e vender com sucesso um serviço ou produto. Mas, na realidade, é muito mais do que isso.
Um documento flexível - não importa o quão detalhado você seja ou quantas pessoas estejam envolvidas, sempre haverá algo que você perdeu ou uma nova oportunidade que surgirá, no meio da implementação; uma estratégia de marketing sempre deve ser usada como um documento de trabalho flexível que pode ser alterado e atualizado à medida que sua empresa se desenvolve.
Uma maneira de identificar seu público-alvo ideal - qualquer estratégia de marketing deve considerar primeiro quem é seu cliente ideal; a partir daí, você pode descobrir qual a melhor maneira de ficar na frente deles e conversar com eles - quais canais você pode usar, quais mensagens seriam mais apropriadas e até quais fotos / gráficos seriam mais eficazes. Se seus clientes ideais são mulheres entre 45 e 65 anos, você provavelmente não vai querer usar imagens de estudantes universitários de 18 anos, por exemplo.
Um lugar para suavizar os inchaços e preencher as lacunas - embora você ache que tem a melhor idéia para um novo produto ou serviço para o próximo ano, e ainda que esteja super empolgado com isso e queira apenas correr com ele, pausar para criar uma estratégia de marketing abrangente ao seu redor ajudará a identificar todas as coisas que podem dar errado; os obstáculos que você pode enfrentar e as soluções que você pode implementar para garantir que tudo corra muito bem, além de ajudá-lo a ordenar seus pensamentos.
Um espaço para descobrir se tudo valerá a pena - a última coisa que você quer fazer é entrar em algo, gastar grandes quantias de dinheiro e horas de trabalho e descobrir que o que você está fazendo está causando uma perda ... uma grande a estratégia de marketing permite tempo e espaço para descobrir seu ROI; quanto você pode gastar, exatamente o que e onde e quanto isso irá gerar para você. Nunca faça nada sem ter uma visão clara do ROI.
Uma estratégia de marketing deve ser a melhor amiga de qualquer negócio e sempre deve ser tratada como sua própria bíblia de negócios - apresentando tudo o que você precisa para garantir que seu marketing seja bem-sucedido .
- Metas de marketing (o que você deseja alcançar?)
- Pesquisa de mercado (audiência, vendas atuais e padrões do consumidor, análise da concorrência)
- Identificação de canais e publicações (jornais, sites, blogs, mídias sociais, páginas de destino do seu site, etc.)
- Orçamento, preços e ROI (qual é o seu gasto ideal geral, quanto custará os fluxos de publicidade específicos e quanto você ganhará?)
- Mensagens e ativos (o que você quer dizer e como vai dizer? Comunicados de imprensa, estudos de caso, conteúdo de linha de base; imagens e gráficos)
- Datas e alocações (quem está fazendo o quê e quando?)
- Análise SWOT
Se você optar por não criar uma estratégia de marketing antes de lançar um novo produto ou serviço, e preferir apenas aprofundar-se no fundo do poço e esperar o melhor - seja por sentir que não tem tempo ou você está confiante na força de sua oferta - corre um enorme risco de várias coisas darem errado.
Uma estratégia de marketing é muito mais do que simplesmente um documento antigo e empoeirado que sua equipe cria, que é arquivado e nunca vê a luz do dia. Uma estratégia de marketing deve ser usada como uma ferramenta para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios; sejam eles aumentando vendas e consultas, melhorando o reconhecimento da marca ou vendendo um produto específico.
Sem uma estratégia de marketing, várias coisas podem acontecer (ou não!) , Como:
- Publicidade nas publicações erradas ou falha na publicidade
- Conversando com o público errado
- Produzindo e liberando mensagens mistas e confusas
- Gastando demais
- Pouco ou nenhum retorno do investimento (ROI)
O que inevitavelmente levará a um declínio na reputação da marca , gastos desnecessários e nada para mostrar.
Em resumo, o nascimento de um novo produto ou serviço como parte do seu negócio deve sempre significar o nascimento de uma nova estratégia de marketing ...
Se você quiser ajudar a desenvolver sua própria estratégia de marketing abrangente, entre em contato conosco hoje.
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Fundador e CEO da GSC-inc / Made4u. Apaixonado por inovação, empreendedorismo e programação. Estudou Engenharia da Computação na Fundação Santo André, certificado MCSE (Microsoft Certified Systems Engineer) e desde 2002 atua com Engenharia de Software e Business Intelligence.