Existem muitas maneiras de abordar o marketing de conteúdo B2B. Muitos gols. Muitos públicos. Muitos canais. Muitos formatos. A competição é feroz por atenção. Como criar um pequeno avanço? A resposta é: crie um bom ímã de leads de B2B.
Claro, muitos pensariam ... existem dezenas de ímãs de chumbo B2B por aí ... como criar um que seja realmente atual e atraente? E melhor ainda ... como criá-lo sem escrever nada? Bem ... quase nada.
O processo é simples.
1. Crie uma lista de influenciadores, clientes, parceiros e amigos em seu nicho-alvo. São especialistas relevantes, mas também clientes que precisam de exposição e pessoas generosas nas redes sociais. Você pode procurá-los no Twitter usando a busca avançada ou no Linkedin por palavra-chave.
2. Construa uma lista de perguntas relevantes sobre um tópico. As melhores perguntas respondem às perguntas comuns que o nicho faz a si mesmo, estimulam o debate e podem ser abordadas de vários ângulos. Eles também devem estar alinhados com frases-chave comuns, quando possível. Faça upload das perguntas para um Formulários Google ou Survey Monkey . Duas ou três perguntas são suficientes.
3. Envie uma mensagem “Gostaríamos da sua opinião especializada” para um subconjunto relevante da lista, com um link para a pesquisa online. A pesquisa pode incluir uma ou duas perguntas adicionais que sejam convenientes para o entrevistado. Peça a ele uma frase que o descreva e um link ou suas redes se alguém quiser entrar em contato com ele. Isso tornará mais conveniente para você responder às perguntas.
4. Quando mais de 20 especialistas tiverem respondido, feche a pesquisa. Um grande número de entrevistados é desnecessário.
5. Crie o design. Ordene o conteúdo e desenvolva o documento. Se você tem um designer, isso é moleza, e você também pode pedir a ele para transformar três ou quatro respostas em gráficos atraentes. Por que fazê-lo? Porque enriquece muito o seu documento final, mas também porque será uma grande ajuda para divulgá-lo nas redes sociais.
6. Escreva sua introdução. Você se lembra de que dissemos que era sem escrever QUASE nada? Bem, o que você deve escrever basicamente é a introdução ou apresentação. Se você fizer isso direito, terá um ótimo conteúdo: uma boa introdução, 20 opiniões de especialistas ou influenciadores e também gráficos. Agora é só colocá-lo em sua landing page com ÓBVIO seu formulário para pegar os dados de quem quiser fazer o download.
7. Compartilhe nas redes sociais. Obviamente, ao fazer isso, você deve marcar todos os contribuidores. Isso fará com que eles próprios o promovam. As plataformas de mídia social são principalmente Twitter e LinkedIn.
Uma tática infalível para criar um ímã de lead B2B 8. Envie um e-mail para os colaboradores. Deve ser um pouco mais do que o típico e-mail "ei, você está online". Deve conter o link para a postagem e uma solicitação para que interajam para promovê-la.
Essa abordagem não apenas cria compartilhamentos, mas também engaja esses compartilhamentos, ativando algoritmos sociais para maior alcance.
A combinação de fatores (disseminação de conhecimento, promoção social, artigos focados em frases-chave, dados originais, visuais) será sempre uma fórmula vencedora.
Embora esses e-books venham de pequenos conjuntos de dados (pesquisas com menos de 50 entrevistados), eles ainda são interessantes e são referenciados (e vinculados) por blogueiros de todo o mundo. Isso também pode ajudar a aumentar a autoridade de domínio de seu site.
Hoje, qualquer profissional de marketing de conteúdo que não tenha esse ímã de leads está em desvantagem.
Que você está esperando? Comece a criar esse ímã de leads de B2B hoje.
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Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.