Demograficamente, depende de quem os define. Segundo o Grupo Kantar , eles nasceram depois de 1994. Embora compartilhem características com a geração Y, ou geração Y, como a inclusão digital acelerada, a tecnologia com a qual os Centeniais cresceram marca o caminho em que eles existem, socializam e consomem.
Esta é a primeira geração a usar a tecnologia praticamente desde o nascimento, seja para fins educacionais, de entretenimento ou de socialização. Eles são superexpostos à informação, o que os torna capazes de aprender por si mesmos, de serem criativos e inovadores. Eles estão tão acostumados a interagir com telas que os consideram extensões de si mesmos. O contexto em que cresceram é globalizado, isso significa que, para eles, as marcas que existem ao redor do mundo existem em seu ambiente. Isso os levou a ver as marcas como conceitos, além de um produto ou nome. As marcas devem se adaptar e se adaptar a elas e o que é importante para elas, é por isso que é tão importante conhecê-las.
Há tanta interação com smartphones que as compras on-line são seus principais meios. Ali, eles procuram críticas ou classificações de outros usuários, que têm um peso extremamente importante na tomada de decisões. A partir daqui, é necessário saber quem tem a liderança de opinião em algum setor ou a opinião de quem vale mais. Como o tempo é dividido entre dispositivos, telas e aplicativos, o tempo de atenção é de apenas 8 segundos (de acordo com a Vision Critical). Isso não significa que eles tenham uma deficiência, mas que existem mais elementos sensoriais que podem distraí-los. Eles preferem compartilhar conteúdo criado por eles mesmos, e é por isso que usam mais redes sociais como Instagram ou Twitter.
Smartphone
Se seu produto ou serviço é digital, é vital que seja otimizado para smartphones, o dispositivo favorito dos Centenários. Por outro lado, se o seu produto for físico, a presença online é igualmente necessária, começando pelas redes sociais e em diferentes formatos para manter a atenção.
Com base no fato de que a atenção é muito mais limitada, você deve transmitir sua mensagem rapidamente, no lugar e na hora certa, caso contrário você será deslocado. Eles são muito mais receptivos a mensagens curtas e tendem a tomar decisões no momento.
Esse grupo de pessoas reage melhor à publicidade do que a geração anterior; no entanto, o conteúdo disso deve ser mais focado na interação. Espera-se que eles tenham autenticidade, surpresa e experiência que agreguem valor.
Saber quem é o seu mercado é importante para definir sua estratégia de comunicação. Foi estudado que uma opinião externa, boa ou ruim, do seu produto é de maior valor do que o que você diz sobre o seu próprio produto. Essa opinião pode vir de diferentes lados: família, amigos, influenciadores no Instagram, análises no site, fóruns, formadores de opinião, etc.
A geração Z já começou a sofrer com estereótipos, de acordo com o Open-Access Scientific Journal. Por esse motivo, eles estão procurando fazer coisas que mudem a percepção deles. Características como "narcisistas" ou "credores com privilégios ou tratamento especial". Ao tentar mudar essa percepção, buscam marcas que reflitam valores opostos, comprometidos com a responsabilidade social e os pilares que isso implica. Além disso, eles exigem marcas que não o fazem, para se juntar ao compromisso social. As características desta geração (como as anteriores) estão mudando constantemente, e os eventos na vida real estão forjando como eles respondem às empresas e o que eles se comunicam. É comum confundi-los com a geração do milênio, no entanto, essa geração está cada vez mais assumindo sua própria identidade e conhecendo-a como segmentos completamente independentes de seus antecessores. É importante considerar o comportamento dessa geração, e não perder de vista sua inserção na economia. Embora eles não sejam seus principais compradores no momento, eles certamente serão daqui a alguns anos e, se você quiser que sua empresa continue crescendo, deverá se adaptar às necessidades deles e aprender a se comunicar de maneira eficaz.
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Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.