Simplificando, o marketing digital é a promoção de bens e serviços online.
Uma maneira totalmente diferente de comercializar métodos mais tradicionais, como mala direta ou publicidade impressa em revistas brilhantes que vêm com métodos limitados de acompanhar o sucesso, o marketing digital depende muito dos dados do usuário para informar o conteúdo, o posicionamento e o eventual sucesso.
Tomando o gasto muitas vezes excessivo de coisas como espaço publicitário, o marketing digital não é apenas indiscutivelmente mais poderoso que os métodos tradicionais de marketing, mas também muito mais barato; A publicidade Pay Per Click, por exemplo, permite que você pague uma taxa nominal somente quando o anúncio for clicado.
E, quando você acertar, o marketing digital também pode fornecer um retorno fenomenal sobre o investimento; assim como o ROI que alcançamos para um de nossos clientes de 2830% em um posicionamento acertivo no Google.
E como fizemos isso? Vamos passar por nossa estratégia ...
Analisando dados do usuário
Um presente precioso dado aos proprietários das empresas do mundo digital e provavelmente o elemento mais importante do marketing digital, os dados devem formar os alicerces de toda e qualquer campanha de marketing.
Entender o que seus visitantes fazem quando clicam em um anúncio ou aparecem no seu site é a chave para o sucesso e esse tipo de dados pode lhe dizer muito, não apenas sobre a força do seu anúncio, mas sobre as áreas do seu site. mais eficaz e mais ineficaz.
Exemplo:
Você configura um anúncio no Google que vende sapatos femininos de grife para um público de mulheres em São Paulo com idades entre 18 e 35 anos interessadas em moda, principalmente em marcas de grife; você o define para acessar uma página de destino específica nesse caso "sapatos".
Dentro de alguns dias, 3.000 pessoas foram alcançadas com 300 cliques na página de destino (10% de sucesso), mas apenas 1 par de sapatos foi vendido (taxa de conversão de 0,3%); 80% das pessoas que clicam retornam da página de destino e 15% colocam algo na cesta e abandonam o carrinho.
O que isso diz a você?
Isso diz a você que
Aqui, os dados do usuário informam que há um problema no seu site que precisa ser corrigido e, em poucas palavras, é por isso que a análise regular dos dados do usuário é tão importante.
Nossa estratégia para alcançar um ROI de 2830%:
Observando e compreendendo primeiro o público existente de nossos clientes; com qual conteúdo eles mais se envolveram, de onde eram, seus interesses e quais eram os produtos mais populares no site de nossos clientes, pudemos criar uma página de destino que se inspirasse diretamente nos elementos de maior sucesso da presença on-line de nossos clientes.
Conseguimos então criar um público-alvo altamente segmentado de clientes em potencial que o anúncio do Google exibiria, com maior probabilidade de comprar a oferta de nossos clientes.
Você sabia que o consumidor médio de hoje é bombardeado com mais de 5.000 anúncios por dia? Isso significa que conteúdo útil e interessante é o rei; conteúdo que informará seus usuários e agregará valor ao dia deles.
De que adianta tantos anuncios de diversos produtos e seus usuários sentirem que estão sendo bombardiado explicitamente com algo que inevitavelmente não é o produto que talves esteja buscando naquele momento, ao invés disso não é mais interessante ajudar a encontrar o caminho para aprimorar seus conhecimentos sobre um assunto ou setor específico e assim criar uma diferença positiva em suas vidas?
Essa nova maneira de pensar - colocar o usuário no centro do seu marketing e vender os benefícios para ele do seu produto ou serviço - abriu o caminho para o renascimento do marketing de conteúdo; e ascensão do humilde blog e conteúdo UX.
Exemplo:
Um conteúdo fora da técnica UX é assim:
Visto que o conteúdo UX se parece com isso -
- Um aumento em suas vendas e consultas
- Um aumento no reconhecimento da marca
- Entre em contato conosco para aumentar suas vendas e consultas em 120% ”
E aqui começamos a ver a diferença.
Permitindo que seu conteúdo fale diretamente com as necessidades e, portanto, os benefícios do usuário, em vez de simplesmente vender seus serviços e experiência como marca, você cria algo valioso; um sentimento de necessidade e urgência - investir em sua marca inevitavelmente os beneficiará de alguma forma.
Associe isso a alguns blogs compartilháveis e longos sobre a importância de criar um blog e o impacto do marketing de conteúdo no SEO , e você está falando diretamente ao seu público-alvo sobre coisas que os informarão e os ajudarão, em vez de simplesmente colocar um anúncio na frente deles com mais 20 de seus concorrentes!
Nossa estratégia para alcançar um ROI de 2830%:
Ao considerar o valor para o usuário do produto de nosso cliente, fomos capazes de criar uma mensagem atraente e com benefícios para ficar ao lado do anúncio no Facebook; complementando a página de destino ou Vitrine Virtual e falando diretamente com as necessidades do usuário.
Semelhante ao marketing tradicional, seus ativos criativos são a chave para inspirar seu público e capturar sua atenção sobre seus concorrentes.
Por "ativos criativos", entendemos:
Marca do canal social
A importância de um bom logotipo:
Geralmente, seu logotipo é a primeira coisa que um cliente em potencial encontra em seus negócios; a impressão inicial que eles recebem da sua marca e se é algo em que eles desejam investir seu tempo e dinheiro.
E o que eles dizem sobre as primeiras impressões? Você nunca terá uma segunda chance de fazer outra, então tem que ser bom!
Da mesma forma, a fotografia é uma das primeiras coisas que um cliente em potencial notará sobre sua marca; ele tem o poder de fazer com que esses potenciais cliquem no seu anúncio, no seu site ou permaneçam na sua página de destino e Vitrine Virtual; para comprar seu produto, e se a imagem não for boa, há chances dele sair do seu site e ir a um de seus concorrentes.
Mas não confie apenas na nossa palavra ...
Você sabia que o uso de imagens originais em vez de imagens de internet pode levar a um aumento nas conversões de até 161%?
Além disso, o uso da imagem permite que você se pareça exatamente com qualquer outro negócio comercial on-line. E com milhões de empresas que vendem seus produtos e serviços on-line, tudo o que você pode fazer para se destacar é um bônus.
Suas fotografias precisam capturar a atenção de seus usuários; "e impactar". E imagens de internet? Bem, simplesmente não fará isso ... você acabará se misturando a um mar de milhões de marcas usando as mesmas imagens.
O consumidor moderno - nossos usuários e clientes em potencial - tem acesso a tantas informações on-line que, muitas vezes, não têm tempo ou desejam investir minutos preciosos do dia vasculhando páginas de conteúdo escrito.
Frequentemente, nosso consumidor deseja informações imediatas; algo curto, afiado e compartilhável. Um infográfico pode conseguir isso.
Ao apresentar estatísticas interessantes de maneira acessível e facilmente digerível, você não apenas capturará o interesse de seus usuários e fornecerá a eles as informações valiosas que eles desejam, mas também se apresentará como um líder de pensamento em seu campo; aumentando o perfil e a percepção da sua marca. Perfeito, não?
Emparelhados com um vídeo ou um conteúdo perspicaz de conteúdo longo, como um blog ou compartilhado nas mídias sociais, os infográficos podem ser uma ferramenta incrivelmente poderosa e o tipo de conteúdo que os usuários esperam ver online.
O Super-Homem tinha vôo (além de toda uma lista de super-poderes!), O Batman tinha o Batmóvel, ... e os profissionais de marketing digital? bom, nós agora temos vídeo .
Segundo a marca global Forbes, 90% dos clientes relatam que o vídeo os ajuda a tomar decisões de compra, e 64% dos clientes dizem que assistir a um vídeo os torna muito mais propensos a comprar.
Sim. conteúdo pequeno formulário é onde ele está. No entanto, tem que ser curto.
Especialmente em canais de mídia social como o Facebook, é mais provável que os usuários assistam aos primeiros 10 segundos de um vídeo antes de clicar em outra coisa e, quando colocados em um site, os vídeos devem ter cerca de 1 minuto de duração. Muito mais que isso, e seus usuários ficarão entediados…
Mais de 1 bilhão de pessoas usam o Facebook todos os dias, e 100 milhões de utilização Instagram diária.
Então, quando se trata de responder à pergunta: o que o marketing digital envolve? marcar adequadamente seus canais sociais é um elemento tão importante a considerar ao criar seus recursos criativos.
Muitas vezes, suas páginas de mídia social são como seus clientes em potencial o descobrirão e encontrarão o caminho para o seu site. Se a marca usada nas suas páginas de mídia social não corresponder à usada no seu site, é muito menos provável que os usuários confiem em você e, portanto, fiquem leais a você.
Ao colaborar com um fotógrafo local e com uma vasta experiência para criar uma coleção de imagens originais de alta qualidade dos produtos de nossos clientes, fomos capazes não apenas de criar um banco de novas imagens inspiradoras e aspiracionais que certamente incutiriam confiança na imagem, mas também aumenta significativamente a qualidade percebida da marca.
A nova fotografia mostrou muito bem a qualidade dos produtos vendidos.
2,77 bilhões de pessoas no mundo usam alguma forma de mídia social e, dessas, 1 bilhão usa o Facebook todos os dias.
Sim, a mídia social abriu o caminho para coisas como:
E muito mais.
Quão?
Ao nos dar o santo graal dos dados do usuário; a capacidade, não apenas de ver o que nossos usuários estão fazendo, mas no que eles estão interessados - seus gostos e desgostos; suas carreiras; até os status de seus relacionamentos.
Não apenas isso, mas a mídia social também nos fornece uma maneira de 'coletar' um público engajado e promover um relacionamento com esse público - conversando regularmente com usuários que desejam ouvir nossa opinião, o que inevitavelmente gera confiança e lealdade à marca.
Dica profissional:
Certifique-se de responder ao maior número possível de comentários da sua postagem; a comunicação com aqueles que investem tempo conversando com você não apenas faz com que esses comentaristas se sintam valorizados, mas mostra outras pessoas visualizando suas postagens que sua marca é acessível e envolvente - que há seres humanos reais por trás da sua marca!
A publicidade Pay Per Click é uma publicidade on-line inovadora que direciona o tráfego direto para sites e permite que a empresa investidora pague somente quando esse anúncio for clicado pelos usuários.
Aparecendo pela primeira vez no ano de 2000, o PPC revolucionou a publicidade; fornecendo às empresas uma maneira, não apenas de anunciar diretamente ao nosso cliente ideal por uma taxa nominal, mas também de coletar dados valiosos desses clientes.
O PPC vem em uma variedade de formas diferentes; os mais conhecidos são os anúncios do Google (formalmente Google Adwords) e anúncios no Facebook (também anúncios no Instagram!).
Como o Google Ads funciona:
O Google Ads trabalha com termos de pesquisa orgânica e, portanto, palavras-chave e frases.
Eles são exibidos na parte superior das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) quando os usuários pesquisam palavras-chave e frases específicas.
Como os anúncios do Facebook funcionam:
Os anúncios do Facebook são exibidos para um público de sua escolha no Facebook e Instagram (porque Insta é a empresa irmã do Facebook). Você pode escolher entre uma variedade de áreas diferentes para criar seu público-alvo ideal, como:
Localização geográfica
Etc etc.
E trabalha especificamente com informações fornecidas pelos usuários através de seu perfil no Facebook.
A taxa média de abertura de uma campanha de marketing por email é 24,79%, com uma taxa de conversão de 4,19%.
E a beleza do email? Bem, especialmente com as novas regras do GDPR, os usuários precisam aceitar receber seus e-mails de marketing antes que você possa se comunicar com eles dessa maneira. Isso significa que os usuários que assinam seus e-mails desejam receber notícias suas.
Não apenas isso, mas o marketing por email também se presta à personalização e ao conteúdo personalizado, o que ajudará você a se destacar acima dos concorrentes.
Tanto que os e-mails personalizados veem uma taxa de conversão 6 vezes maior que os e-mails genéricos.
Um resumo Ao considerar a questão, o que envolve o marketing digital? podemos ver que, em sua essência, o marketing digital envolve muita análise de dados, visão de futuro e consideração.
O marketing digital depende de entender e responder aos seus usuários; fazendo mais com o que seus usuários se envolvem e menos com o que eles não fazem.
O marketing digital incorpora fotografia, vídeo, uso criativo do conteúdo e marca distintiva para criar anúncios e material promocional que atendem diretamente às necessidades do usuário.
O marketing digital ajuda você a encontrar e ficar à frente do seu cliente ideal.
E, finalmente, o marketing digital permite que você faça tudo isso por um custo nominal; fornecendo a você uma maneira de rastrear, medir e aprender com seus esforços de marketing.
Para descobrir mais sobre o que o marketing digital envolve e como podemos ajudá-lo a atingir até 2830% de ROI, entre em contato conosco hoje.
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Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.