O surgimento do inbound marketing na última década criou um debate acalorado no mundo do marketing - inbound marketing versus outbound marketing; qual é melhor?
Enquanto somos especialistas e praticantes de inbound marketing e temos uma preferência óbvia por inbound, também reconhecemos que a outbound ainda desempenha um papel importante no marketing.
Para algumas organizações, o outbound sozinho pode ser a melhor estratégia e, em outros casos, pode ser melhor combinar inbound e outbound.
No entanto, estamos aqui hoje para mergulhar no que é melhor para o seu negócio.
O inbound marketing é uma abordagem de marketing adaptada ao comprador moderno que, em média, faz 70% de suas pesquisas sobre um produto por conta própria antes de entrar em contato com a empresa que está pesquisando.
O Inbound foi projetado para atrair clientes em potencial para seus negócios que estão ativamente no mercado. Trata-se de ser encontrado quando eles estão olhando, em vez de forçar sua mensagem a pessoas que podem ou não estar interessadas.
Outra maneira de ver é que o inbound marketing é projetado para melhor alinhar sua organização com a jornada do comprador, o processo natural pelo qual um comprador moderno passa ao procurar uma solução on-line.
A Jornada do Comprador
1. Estágio de conscientização - O cliente em potencial tem um problema que deseja resolver ou uma oportunidade que deseja aproveitar.
2. Fase de consideração - O Prospect pesquisou o problema, o entende e está ciente das possíveis soluções.
3. Fase de decisão - O cliente em potencial reduziu os produtos / serviços e deve decidir qual deles comprar.
Como exemplo, vamos falar sobre Bruno. Bruno é proprietário de um centro de manutenção de veículos automotores Doutor Lubrifica.
Legal certo?
Bruno procura entender como ele pode usar diferentes estratégias de marketing para impulsionar as vendas de seu crescente negócio de manutenção automotiva.
Depois de ler vários blogs de marketing sobre o assunto, Bruno decide que o inbound marketing é a melhor estratégia, porque ele quer investir no crescimento da receita a longo prazo.
Em sua pesquisa, ele encontrou várias agências que poderiam ajudá-lo a implementar o inbound marketing e procurou algumas cuja oferta de serviços estava alinhada às suas necessidades.
Soa familiar? ;)
As táticas típicas de inbound marketing que ajudam a levar alguém pela jornada do comprador incluem:
• Blog
• Mídia social
• Email Marketing
• Criação de conteúdo
• Ímãs de chumbo
• SEO
Táticas de inbound marketing como essas são projetadas para ajudar os clientes em potencial a descobrir seus negócios nos estágios iniciais da jornada do comprador e educá-los sobre os benefícios de sua solução, ao mesmo tempo em que constroem confiança ao longo do processo.
Ao contrário do marketing para pessoas que já estão procurando uma solução como a sua, o marketing externo visa tentar alcançar o maior número possível de pessoas, sejam eles compradores ativos ou não.
Em geral, o marketing externo tende a comercializar para um volume maior de pessoas menos segmentadas, usando táticas como:
Diferentemente do inbound marketing, o outbound marketing normalmente não leva em consideração a jornada do comprador.
• Comerciais
• Anúncios Patrocinados
• Anúncios impressos
• Outdoors
• Chamadas a frio
• Mala direta
Quem disser que o inbound ou o outbound é sempre superior está dando uma resposta tendenciosa. Para determinar qual é o melhor, você deve considerar seus negócios, público-alvo e objetivos de marketing específicos.
Um dos maiores pontos fortes do inbound marketing é o foco no fornecimento de valor para seus clientes em potencial. É educacional e geralmente não promocional.
Como o inbound marketing se alinha à jornada do comprador, ele cria um relacionamento entre seus clientes em potencial e sua marca. Isso também atrai clientes em potencial para sua marca no momento certo, em vez de interrompê-los no momento em que NÃO estão no mercado pelo que você oferece.
Por esse motivo, os compradores preferem o inbound marketing ao invés do outbound marketing. Em vez de ser irritante, ajuda-os.
A outra grande força do inbound marketing é o ROI de longo prazo.
De um modo geral, o inbound marketing exige um investimento inicial mais alto e traz resultados mais lentos nos primeiros meses. No entanto, esses estágios iniciais são necessários para criar seus ativos de marketing digital, aumentar sua presença on-line e classificar mais alto nos mecanismos de pesquisa.
Com o tempo, o valor desses ativos aumenta a uma taxa mais alta do que custa para manter ou melhorar. Os ativos digitais, como postagens em blogs e ofertas premium, podem continuar gerando leads anos depois de terem sido criados originalmente sem custar um centavo adicional.
A maior força do outbound marketing é a capacidade de chegar rapidamente a um grande número de pessoas e aumentar a conscientização.
Se feito corretamente, você pode iniciar uma campanha de outbound marketing, ser visto por milhões e ter novos clientes dentro de algumas semanas; no entanto, os resultados dependem mais do dinheiro que você investe.
Geralmente, é necessário gastar mais para obter mais resultados e, quando você para de gastar, os benefícios param. Diferentemente da inbound, você não recebe muitos ativos tangíveis e de longo prazo que continuam a gerar leads com o outbound marketing.
Além disso, o outbound marketing tende a ser mais detestado.
De fato, empresas inteiras foram construídas com a premissa de recuperar o controle que os compradores perderam no outbound marketing. Tomemos, por exemplo, a atratividade da Netflix sobre a programação carregada de anúncios da TV ou o incrível sucesso do AdBlock na web.
Existem empresas que obtiveram um tremendo sucesso usando exclusivamente inbound marketing ou outbound marketing. Também há muitos que se saíram bem usando os dois. Por fim, você precisa descobrir o que é certo para sua empresa, considerando o seguinte:
Primeiro, você deve considerar quem são seus compradores ideais e como eles normalmente compram o que você oferece. Onde eles aprendem mais sobre os tipos de soluções que você oferece?
Para ter uma idéia melhor, dê uma olhada no seu setor como um todo e em seus concorrentes diretos. Quais táticas de marketing são mais comuns e parecem ser mais eficazes?
O que você está tentando alcançar? Deseja criar reconhecimento da marca? Direcionar tráfego? Quantos clientes você pretende conquistar e qual é o seu cronograma para esse objetivo?
O inbound marketing é a melhor estratégia a longo prazo, mas provavelmente não aumentará drasticamente os negócios nos primeiros meses . O outbound marketing, por outro lado, pode ajudá-lo a entrar rapidamente nos clientes, mas com retornos decrescentes.
Na maioria das vezes, a melhor estratégia é combinar um pouco de ambos, adotando uma abordagem de entrada para ambos - o que significa que você está medindo os resultados com precisão e está buscando a construção da marca a longo prazo, juntamente com o crescimento a curto prazo.
Por fim, considere como as táticas de marketing implementadas afetarão a imagem da sua marca. Lançar uma chamada fria agressiva pode gerar vendas antecipadamente, mas como isso afetará sua reputação a longo prazo?
Você deseja usar apenas táticas de marketing das quais sua marca possa se orgulhar e que seus clientes aprovariam se soubessem como você as executou. Frequentemente, a verdade é revelada e é incrivelmente difícil superar uma má reputação.
Acreditamos em uma abordagem focada na entrada que também usa o outbound marketing quando apropriado.
Isso significa usar táticas de outbound para colocar sua empresa na frente de potenciais compradores, concentrando-se mais em ajudar do que em vender antecipadamente.
Por exemplo, se você vende óleo lubrificante, pode executar uma campanha de publicidade PPC (paga por clique) que promove um guia gratuito abordando tudo sobre tipos de óleos lubrificantes e aditivos, em vez de promover o produto diretamente.
Isso funciona porque é mais provável que as pessoas se envolvam em uma marca que as ajude a entender o processo de compra, em vez de pedir simplesmente pedir seu dinheiro.
Ou digamos que você estava comprando um estande em uma conferência local. Você pode usar táticas de inbouns para reunir leads e promover sua presença antes do evento.
O inbound marketing e outbound são duas abordagens separadas que podem ser usadas efetivamente por conta própria ou mesmo em conjunto.
Cada um tem seu conjunto único de vantagens e desvantagens.
A outbound é uma solução melhor de curto prazo com custos de longo prazo mais altos, enquanto o inbound marketing tende a ser a melhor solução de longo prazo com custos de curto prazo ligeiramente mais altos. A estratégia que a maioria das empresas considera mais eficaz é usar o inbound marketing e outbound, mantendo uma abordagem de inbound.
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Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.