O link building é um método através do qual são gerados links que apontam para um site que você deseja posicionar.
No mundo do SEO existem muitas técnicas bastante eficazes para melhorar o posicionamento das webs. De todos os que estão por aí, mesmo os escuros do black hat SEO, queremos focar aquele que favorece muito quem o realiza graças à obtenção de maior autoridade. Queremos focar em como fazer link building, o que é e quais são as chaves para que seu site saiba como tirar proveito disso.
É uma estratégia que vem sendo aplicada há muito tempo e que, apesar das constantes mudanças no algoritmo do Google e de outros buscadores, continua a ser uma das mais eficazes do setor. Todos que conseguiram levar o seu portal online ao topo passaram pelo link building, através desta construção de elos que reforçam a presença do seu projeto ao mesmo tempo que fornecem feedback.
Vamos supor que você sabe o que é link building. Porém, se não for, basta saber que é um método através do qual são gerados links que apontam para um site que pretende posicionar. Com isso claro, para saber como fazer de forma eficaz e com bons resultados, a primeira coisa a ficar clara é que existem dois tipos de SEO orgânico.
Por um lado temos o SEO On Page, que é reforçado através do que é conhecido como entrelaçamento interno. Este se concentra em vincular, dentro de um mesmo site, diferentes conteúdos do mesmo para que o usuário se mova por ele, fique mais tempo dentro dele e, assim, o Google o interprete como algo positivo no que diz respeito ao posicionamento. Algo que também se deve ao Link Juice, fator que distribui autoridade de uma página para outra.
Por outro lado, temos o que é conhecido como SEO Off Page. Com isso, o objetivo é fazer com que outros sites com maior reputação, posicionamento e autoridade no seu nicho ou em outros com os quais possa haver uma conexão vincule você. Desse modo, é transmitido aquele suco de autoridade que permite ganhar posições ao aparecer nos resultados das buscas. Isso pode ser feito organicamente ou por meio de pagamento, embora também existam certas técnicas de SEO que podem conseguir isso.
Já vimos esses dois tipos de SEO, mas, ao mesmo tempo, devemos falar sobre dois tipos de link building. Temos, por um lado, um link building orgânico em que os links são alcançados de uma forma totalmente natural. Ou, também e como já avançamos anteriormente, o link building pago, no qual os links são comprados de terceiros para apontar para um domínio desejado. Qualquer que seja a opção ou o caminho a seguir, deve ser feito com muito cuidado. Em última análise, é esforço e recursos investidos para tentar ganhar visibilidade.
Não basta investir uma grande quantidade de dinheiro e gastá-lo em primeiro lugar que vem à mente, fazer bem o link building monetizado é algo que deve ser tomado com cautela. Caso contrário, o tiro pode sair pela culatra, com uma grande penalidade do Google enterrando seu site profundamente nos resultados de pesquisa.
A primeira coisa que você deve fazer é avaliar a autoridade do domínio, a presença de backinks e a confiabilidade dos sites candidatos para comprar links. Algo que, além disso, deve ser combinado com um bom estudo para detectar qualquer possível spam ou link de baixa qualidade, pois pode ser prejudicial para você. A melhor coisa é que você sempre pesquisa domínios com mais autoridade do que o seu e, claro, que tenham um tema relacionado ao seu. Não precisa ser o mesmo longe disso.
Além disso, obviamente você tem que analisar a qualidade da web revisando a frequência das publicações, o tráfego da web, seu posicionamento no mecanismo de busca, o nível de engajamento e outros fatores relevantes. Algo que deve acompanhar outro elemento muito importante, que é que o link feito para o seu site é do-follow. Caso contrário, nenhuma autoridade será passada ou compartilhada e, portanto, você não terá feito absolutamente nada.
Para o link building orgânico, a prioridade é fazer um bom marketing de conteúdo e, acima de tudo, cuidar ao máximo da otimização SEO do seu domínio. Com base no primeiro, que realmente é o que mais importa, tenha em mente que é o que fará com que outros o citem como fonte de informação, inclusive propondo colaborações. Portanto, é ideal que você tente encontrar conteúdo relevante sobre tópicos de interesse que se encaixem no seu nicho.
Envidar todos os esforços para gerar um conteúdo de qualidade , de grande valor, único e original. Assim, outras pessoas que desejem complementar suas informações se vincularão às suas, já que não haverá mais que trataram dos mesmos temas com a mesma profundidade que você. Claro , algo que também ajuda consideravelmente é oferecer conteúdo gratuito de valor. Podemos pegar um bom infográfico como exemplo.
Se você está claro sobre tudo isso, já sabe como deve fazer qualquer tipo de link building. Saber que não significa conseguir pela primeira vez, é uma prova de longa distância que exige perseverança, preparação e perseverança. No entanto, os resultados são ótimos para um site. Tente seguir todas essas instruções, esteja você buscando links orgânicos ou pagos. Faça o que fizer, lembre-se que no final tudo afeta a autoridade do seu domínio e, acima de tudo, sua visibilidade nos motores de busca.
Obviamente, existem mais mecanismos para melhorar o SEO de um portal online, mas o link building é uma peça essencial em qualquer estratégia de posicionamento. Deve ser iniciado quase do início, pois, entre outras coisas, requer trabalhar um conteúdo valioso e melhorar o desempenho da web, dois fatores que, de uma forma ou de outra, também afetam a visibilidade dos resultados.
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Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.