Quem me lê com frequência acreditam mais que sou um blogueiro hippie do que um Programador com um certo conhecimento em SEO. Sendo assim, é inevitável não vir no meu blog abordar sobre um assunto que é fundamental dentro de uma estratégia de marketing online, embora, como também costumo dizer, essa estratégia não é a única.
Conteúdo [ tópico ] 1 A manipulação e simulação do comportamento humano como fator de SEO
1.1 Os resultados após a manipulação dos indicadores humanos que o Google analisa
1.2 Como funciona o experimento CTR que o Genilson lançou na Made4u?
2 Por que o Google terá dificuldade em detectar essas técnicas de otimização
2.1 Otimização de CTR para fazer em casa
Tenho a sorte de ver de perto a evolução de muitos testes. Uma coisa que está chamando minha atenção ultimamente é a resposta do Google no que diz respeito ao posicionamento de uma página quando os indicadores relacionados ao comportamento do usuário são manipulados.
Em uma postagem sobre SEO moderno, destaquei a CTR nos resultados de pesquisa do Google, os sinais sociais (por exemplo, o número de vezes que o conteúdo foi compartilhado nas redes sociais) e as interações na página (tempo de permanência, comentários, visualizações de página, etc.). Ainda hoje foi publicado um post no blog da Made4u que fala em detalhes sobre como otimizar o CTR dos resultados de pesquisa. Este relatório, apesar de conhecer outros resultados muito semelhantes que realizamos dentro da Made4u, continua a me surpreender:
Em uma Vitrine Virtual recém indexada, sua posição inicial estava acima da 50ª posição, no início conseguiu subir para a 40ª posição. Entre 4 até 20 dias quase sem mudanças significativas, subiu para entre as 4ª posiçãos [...]
Essas duas linhas descrevem os efeitos do aumento nas classificações do Google após melhorar artificialmente a CTR nos resultados de pesquisa.
Em um de meus posts pedi aos questionadores que fossem para a terceira ou quarta página do Google (não me lembro mais qual era), clicar no link e navegar por 2 minutos clicando em 2 ou 3 links internos para simular um interesse real de um usuário. Estimamos que 20-30 ações foram suficientes para colocar o site entre os 10 melhores do Google em cerca de 10 dias, sem adicionar qualquer outra otimização. Um grupo Whatsapp foi então criado onde os questionadores entre si repetiram o experimento. Os resultados foram impressionantes.
É perigoso pensar que os seres humanos podem derrotar o onipotente Google. Desta vez, o profissional de marketing joga pela primeira vez na longa história dos algoritmos contra SEOs com vantagem. Podemos otimizar nossas páginas simulando o comportamento humano por meio de pessoas reais. O que isto significa? Dependendo do volume de pesquisa de sua palavra-chave, relativamente poucas ações podem ser suficientes para colocar seu site entre os dez primeiros .
Digamos que você tenha um site sobre culinária vegetariana e deseja posicionar uma palavra-chave com um volume de pesquisa de menos de 100 pessoas por mês. Nesse caso, ainda pode ser suficiente pedir de 2 a 3 amigos, seus pais e seu parceiro para acessarem a partir de seus laptops e dispositivos móveis para ajudá-lo a otimizar o CTR nos resultados da pesquisa.
Que tem que fazer? Bem, muito simples. Digamos que sua página esteja na posição número 45. Eles têm que ir até esse resultado no Google e clicar em seu site. Em seguida, eles navegam por 2-3 minutos nele, clicando em outras páginas internas para simular um interesse real em seu site. Talvez agora você perceba que, mesmo para o buscador onipotente, isso é incrivelmente difícil de detectar.
Você acha que o Google está perdendo a batalha ou em breve lançará um novo algoritmo para acabar com essa festa? Eu gostaria da sua opinião ...;)
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Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possÃvel alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.