O marketing viral é uma estratégia de marketing digital cujo objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas por meio do compartilhamento boca a boca e social. O marketing viral pode assumir várias formas - existem campanhas de email viral, vídeos virais, páginas da web virais e até aplicativos virais para dispositivos móveis.
O objetivo de qualquer campanha de marketing viral é criar um conteúdo com alta probabilidade de ser compartilhado e apresentado por usuários de mídia social com alto potencial de rede. O marketing viral recebe esse nome pelo fato de o conteúdo ser espalhado de pessoa para pessoa da mesma maneira que um vírus se espalha pela população.
Uma das características distintivas das campanhas de marketing viral é que, embora uma empresa possa incorrer em custos iniciais para criar e produzir o conteúdo, ela depende de canais sociais para distribuir o conteúdo em vez de um modelo de distribuição pago. Se um conteúdo é compartilhado por uma personalidade ou celebridade popular das mídias sociais, ele pode “se tornar viral”, resultando em milhares ou até milhões de visualizações, compartilhamentos e outros tipos de envolvimento. Quanto mais rápido e mais frequentemente um conteúdo é compartilhado, maior a probabilidade de ele se tornar viral e receber atenção nacional ou internacional.
As mídias sociais aumentaram significativamente o poder e o potencial do marketing boca a boca e do buzz como impulsionadores de receita para os negócios. No passado, a publicidade boca-a-boca acontecia no contexto de conversas particulares entre familiares e amigos, e o buzz marketing contava com métodos de comunicação de baixa velocidade, como jornais, para divulgar a palavra em grande escala.
Hoje, o marketing boca a boca acontece por meio de canais de marketing digital , onde os usuários se envolvem com o conteúdo de marketing e o compartilham em suas plataformas sociais. Um único compartilhamento nas mídias sociais pode atingir centenas, milhares ou até milhões de pessoas com o toque de um botão. O compartilhamento social é uma versão do boca a boca do século XXI - exceto que pode ser milhares de vezes mais eficaz.
À medida que mais empresas percebem o enorme potencial do marketing viral para alcançar seus clientes-alvo, os profissionais de marketing trabalham para desenvolver uma compreensão de quais fatores contribuem para uma campanha de marketing viral bem-sucedida. Uma teoria conhecida como modelo STEPPS descreve seis fatores que ajudam uma mensagem a se tornar viral.
Moeda social - se o compartilhamento de uma parte do conteúdo faz com que o usuário pareça bom para seu público, é mais provável que ele o compartilhe. Os usuários podem derivar moeda social da associação com a sua marca ou com o próprio conteúdo ou suas mensagens.
Disparadores - A moeda social faz as pessoas falarem sobre seu conteúdo viral, e as mantém falando sobre ele. Um gatilho é qualquer tipo de estímulo que invoque ou conecte pensamentos e idéias. O conceito de gatilhos explica por que as vendas de barras de chocolate de Marte aumentaram enquanto a NASA organizava sua missão em Marte. As pessoas viam "Marte" no noticiário todos os dias e eram acionadas para comprar as barras de chocolate. O marketing viral deve se conectar e se relacionar com as experiências diárias dos consumidores.
Emoção - Os seres humanos são fundamentalmente criadores emocionais e as mensagens emocionais são as melhores para chamar nossa atenção. Seja um vídeo fofo para gatos ou uma campanha para apoiar a pesquisa de doenças, puxar as cordas do coração de seu público é um passo importante para que eles compartilhem seu conteúdo. A emoção está ligada à moeda social, pois os compartilhadores de conteúdo podem perceber um benefício social por parecerem sensíveis ou demonstrarem preocupação com um importante problema social.
Público - Quando uma mensagem é apresentada em um local público, é mais provável que as pessoas compartilhem a mensagem. A apresentação pública de uma mensagem atua como prova social dessa mensagem. Se um usuário de mídia social perceber que muitos de seus contatos (ou uma pessoa de alto perfil) espalhando uma mensagem específica, ele pode se sentir mais inclinado a compartilhar essa mensagem também.
Valor prático - Uma ótima maneira de ajudar uma mensagem a se tornar viral é garantir que ela tenha algum valor prático quando for consumida ou compartilhada. As pessoas adoram ajudar outras pessoas ou contribuir com uma causa e espalharão prontamente uma mensagem viral se isso lhes der a oportunidade de ajudar alguém.
Histórias - Os humanos pensam em termos de narrativas, e há algo sobre uma história verdadeiramente convincente que faz com que os usuários das mídias sociais queiram divulgá-la a seus amigos e contatos. Contar uma ótima história sobre sua empresa, produto ou clientes em um formato conciso e de alto impacto (especialmente vídeo) é uma ótima maneira de gerar engajamento social que impulsiona o reconhecimento da marca.
Na era da mídia social, o marketing viral pode ser uma das maneiras mais eficazes para as organizações empresariais espalharem suas mensagens para um amplo público. Existem três benefícios principais do marketing viral que o tornaram um método de marketing cada vez mais popular.
Uma campanha de marketing viral bem planejada e bem-sucedida é uma maneira econômica de espalhar sua mensagem para clientes em potencial. O marketing viral tem todos os custos normais de produção associados a qualquer campanha de marketing, mas custos de distribuição muito mais baixos quando comparado aos métodos tradicionais de publicidade, como impressão, quadro de avisos ou televisão.
Certos métodos de publicidade podem parecer invasivos quando impedem que os consumidores obtenham o que desejam. Um exemplo de marketing invasivo é quando o consumidor deseja exibir um vídeo do YouTube fechado por trás de um anúncio em vídeo de 30 segundos. Em uma campanha de marketing viral, os consumidores receberão conteúdo viral diretamente de seus familiares e amigos por meio de canais sociais. Isso lhes dá controle sobre quando e como eles visualizam o conteúdo e se eles irão compartilhar ou participar da campanha.
Uma campanha de marketing viral bem-sucedida pode alcançar milhões de visualizações globais, atraindo a atenção da mídia convencional. Você se lembra quando os famosos de todo o mundo estavam fazendo o desafio do balde de gelo em pró a uma camanha ["ALS Ice Bucket Challenge"] pessoas com (Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA)? Enquanto as campanhas publicitárias internacionais que usam mídias tradicionais são extremamente caras, mesmo uma pequena organização pode alcançar uma audiência global com uma inteligente campanha de marketing viral.
Embora as campanhas de marketing viral possam ter grande sucesso, elas nem sempre são bem-sucedidas e nem sempre são adequadas para geração de leads e conversões B2B.
Na GSC-inc, nossas campanhas de mídia social são conduzidas por pesquisa aprofundada, estratégia cuidadosamente planejada e segmentação de pessoas eficaz que aprimora seu cliente ideal e os atinge com mensagens relevantes no momento certo para desencadear uma conversão. Com nossos processos comprovados, ajudamos nossos parceiros a impulsionar o crescimento orgânico do tráfego, aumentar a geração de leads digitais e gerar mais receita a partir dos canais de marketing digital.
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Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.