Uma análise SWOT é uma ferramenta incrivelmente simples, porém poderosa, para ajudá-lo a desenvolver sua estratégia de negócios, esteja você construindo uma startup ou gerenciando uma empresa existente.
SWOT significa (Strengths, Weaknesses, Opportunities, e Threats). Ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Os pontos fortes e fracos são internos à sua empresa - coisas sobre as quais você tem algum controle e podem mudar. Os exemplos incluem quem está na sua equipe, suas patentes e propriedade intelectual e sua localização.
Oportunidades e ameaças são externas - coisas que estão acontecendo fora da sua empresa, em um mercado maior. Você pode aproveitar as oportunidades e se proteger contra ameaças, mas não pode alterá-las. Exemplos incluem concorrentes, preços de matérias-primas e tendências de compras dos clientes.
Uma análise SWOT organiza seus principais pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças em uma lista organizada e geralmente é apresentada em uma grade simples de dois por dois.
Quando você toma um tempo para fazer uma análise SWOT, você estará armado com uma estratégia sólida para priorizar o trabalho que precisa fazer para expandir seus negócios.
Você pode pensar que já sabe tudo o que precisa fazer para ter sucesso, mas uma análise SWOT o forçará a olhar para os seus negócios de novas maneiras e de novas direções. Você analisará seus pontos fortes e fracos e como poderá aproveitá-los para ter as oportunidades e ameaças que existem em seu mercado.
Para que uma análise SWOT seja eficaz, os fundadores e líderes da empresa precisam estar profundamente envolvidos. Esta não é uma tarefa que pode ser delegada a outras pessoas.
Mas a liderança da empresa também não deve fazer o trabalho por conta própria. Para melhores resultados, convém reunir um grupo de pessoas com perspectivas diferentes da empresa. Selecione pessoas que possam representar diferentes aspectos da sua empresa, desde vendas e atendimento ao cliente até marketing e desenvolvimento de produtos. Todos devem se sentar à mesa.
As empresas inovadoras até olham para fora de suas próprias fileiras internas quando realizam uma análise SWOT e obtêm informações dos clientes para adicionar sua voz exclusiva ao mix. Se você está iniciando ou administrando um negócio por conta própria, ainda pode fazer uma análise SWOT. Recrute pontos de vista adicionais de amigos que sabem um pouco sobre sua empresa, seu contador ou mesmo vendedores e fornecedores. A chave é ter diferentes pontos de vista.
As empresas existentes podem usar uma análise SWOT para avaliar sua situação atual e determinar uma estratégia para avançar. Mas lembre-se de que as coisas estão mudando constantemente e você deve reavaliar sua estratégia, começando com uma nova análise SWOT a cada seis a 12 meses.
Para startups, uma análise SWOT faz parte do processo de planejamento de negócios. Isso ajudará a codificar uma estratégia para que você comece com o pé direito e saiba a direção que planeja seguir.
Como mencionei acima, você deseja reunir uma equipe de pessoas para trabalhar em uma análise SWOT. Você não precisa de um retiro o dia inteiro para fazê-lo. Uma ou duas horas deve ser mais do que suficiente.
Reúna pessoas de diferentes partes da sua empresa e verifique se você tem representantes de todas as partes. Você descobrirá que diferentes grupos dentro da sua empresa terão perspectivas totalmente diferentes que serão críticas para tornar sua análise SWOT bem-sucedida.
Fazer uma análise SWOT é semelhante a reuniões de brainstorming, e existem maneiras certas e erradas de executá-las. Sugiro dar a todos um bloco de anotações e pedir a todos que silenciosamente gerem idéias por conta própria para começar. Isso evita o pensamento do grupo e garante que todas as vozes sejam ouvidas.
Após cinco a 10 minutos de brainstorming particular, coloque todas as notas na parede e agrupe idéias semelhantes. Permita que alguém adicione notas adicionais neste momento, se a ideia de outra pessoa despertar um novo pensamento.
Depois que todas as idéias são organizadas, é hora de classificá-las. Eu gosto de usar um sistema de votação onde todos recebem cinco ou dez "votos" que eles podem distribuir da maneira que quiserem. Pontos pegajosos em cores diferentes são úteis para essa parte do exercício.
Com base no exercício de votação, você deve ter uma lista priorizada de idéias. Obviamente, a lista está agora em discussão e debate, e alguém na sala deve poder fazer a chamada final sobre a prioridade. Normalmente, esse é o CEO, mas pode ser delegado a outra pessoa encarregada da estratégia de negócios.
Você deseja seguir esse processo de geração de idéias para cada um dos quatro quadrantes de sua análise SWOT: Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer à sua equipe ao criar sua análise SWOT. Essas perguntas podem ajudar a explicar cada seção e estimular o pensamento criativo.
FORÇAS
Pontos fortes são atributos internos positivos da sua empresa. Essas são coisas que estão sob seu controle.
Quais processos de negócios são bem sucedidos?
Quais ativos você possui em sua equipe, como conhecimento, educação, rede, habilidades e reputação?
Quais ativos físicos você possui, como clientes, equipamentos, tecnologia, dinheiro e patentes?
Que vantagens competitivas você tem sobre a concorrência?
FRAQUEZAS
Fraquezas são fatores negativos que prejudicam seus pontos fortes. Essas são as coisas que você pode precisar melhorar para ser competitivo.
Existem coisas que sua empresa precisa para ser competitiva?
Quais processos de negócios precisam ser aprimorados?
Existem ativos tangíveis que sua empresa precisa, como dinheiro ou equipamento?
Existem lacunas na sua equipe?
A sua localização é ideal para o seu sucesso?
OPORTUNIDADES
Oportunidades são fatores externos em seu ambiente de negócios que provavelmente contribuirão para o seu sucesso.
AMEAÇAS
Ameaças são fatores externos sobre os quais você não tem controle. Você pode considerar a possibilidade de implementar planos de contingência para lidar com eles, caso ocorram.
O seu mercado está crescendo e há tendências que incentivarão as pessoas a comprar mais do que você está vendendo?
Existem eventos futuros que sua empresa possa aproveitar para expandir os negócios?
Existem mudanças futuras nos regulamentos que podem impactar positivamente sua empresa?
Se sua empresa está funcionando, os clientes pensam bem de você?
Você tem concorrentes em potencial que podem entrar no seu mercado?
Os fornecedores sempre poderão fornecer as matérias-primas necessárias aos preços que você precisa?
Os desenvolvimentos futuros da tecnologia podem mudar a maneira como você faz negócios?
O comportamento do consumidor está mudando de maneira a impactar negativamente seus negócios?
Existem tendências de mercado que podem se tornar uma ameaça?
Para ajudá-lo a ter uma noção melhor da aparência do exemplo SWOT, veremos a GSC-inc, uma empresa especializada em desenvolver software, e desenvolvem todo tipo de sistema de computação em núvem atendendo de forma personalizada cada tipo de projeto e demanda.
A empresa planejou abrir sua primeira localização no ABC Paulista e está muito focada no desenvolvimento de um modelo de negócios que facilitará a expansão rápida e abrindo possibilidade de franquia. Aqui está a aparência da análise SWOT:
Análise SWOT para soluções em tecnologia
O que fazer a seguir
Com sua análise SWOT completa, você está pronto para convertê-la em estratégia real. Afinal, o exercício é sobre produzir uma estratégia na qual você possa trabalhar durante os próximos meses.
O primeiro passo é examinar seus pontos fortes e descobrir como você pode usá-los para aproveitar suas oportunidades. Em seguida, observe como seus pontos fortes podem combater as ameaças existentes no mercado. Use esta análise para produzir uma lista de ações que você pode executar.
Com sua lista de ações em mãos, observe o calendário da empresa e comece a colocar metas (ou marcos) nele. O que você deseja realizar a cada trimestre (ou mês) do calendário?
Você também desejará fazer isso analisando como as oportunidades externas podem ajudá-lo a combater suas próprias fraquezas internas. Você também pode minimizar essas fraquezas para evitar as ameaças que identificou?
Novamente, você terá uma lista de ações que deseja priorizar e agendar.
De volta ao exemplo da GSC-inc: Com base na análise SWOT, aqui estão algumas estratégias potenciais de crescimento para ajudá-lo a pensar em como traduzir seu SWOT em objetivos acionáveis.
Estratégias potenciais para o crescimento
1 - Garimpe investidores . Pode investigar suas opções para obter capital.
2 - Crie um plano de marketing . Como a GSC-inc que executou uma estratégia de marketing específica - visando as empresas que buscam soluções online conveniente - a empresa deve desenvolver um plano de marketing.
3- Planeje uma grande inauguração ou lançamento de um produto . Uma peça chave desse plano de marketing é evidenciar as novidades e as estratégias promocionais necessárias para colocar o mercado-alvo do negócio.
Com seus objetivos e ações em mãos, você percorrerá um longo caminho para concluir um plano estratégico para seus negócios. Gosto de usar a metodologia Lean Planning para planos estratégicos e planejamento regular de negócios. As ações que você gera a partir de sua análise SWOT se encaixam nos marcos do seu Plano Lean e fornecerão uma base concreta da qual você poderá expandir seus negócios.
Se você tiver idéias adicionais sobre como uma análise SWOT pode ajudar sua empresa e como ela se encaixa no seu planejamento comercial regular, eu adoraria ouvir você. Você pode me encontrar também em outros canais de comunicação, confira! https://linktr.ee/genilsonsilvaoficial
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Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.