Ao contrário do que muitos pensam ou pelo menos praticam, pensar a longo prazo é o passaporte para o sucesso. Depois de quase uma década acertei nessa decisão que ia praticamente contra o que muitos estavam fazendo, principalmente na internet.
Quando por exemplo a rede social Gplus (Google+) foi lançada, em questão de poucas horas já haviam mais usuários cadastrados do que empresas como o Twitter com muitos meses já online.
Desde quando foi lançado, uma coisa estava claro pra mim e me levou a não me motivar a dedicar a essa rede. Pessoas até riram de mim quando eu disse que redes sociais nasciam já com os dias contados. Estas são algumas das razões pelas quais o Google+ e algumas outras nunca foram para mim e meus negócios.
O Google+ por exemplo nunca foi lançado pelos motivos certos. Sempre foi algo funcional, ao invés de emocional. Ficou claro que o Google queria ter ainda mais dados sobre nós e que essa era a única coisa que se pretendia.
Naquela época eu já estava muito focado no meu site, e é através dele que visava meu público. Então, para que dividir meus esforços e começar do zero numa rede social que não sei como será daqui alguns meses ou anos. SEO importava mais para mim. Na realidade otimização de site para motores de pesquisa é o que mais me motiva e me deixa apaixonado.
Me dá mais motivação e pressa colocar uma palavra-chave no top 10 dos buscadores do que ter algumas curtidas na timeline de pessoas que não são minha persona de assuntos e interesses incomuns. Não significa que eu não me importe com isso, simplesmente não é onde considero meus esforços e trabalho.
Na maioria do tempo gosto de jogar a longo prazo. No curto prazo, certamente teria atraído mais seguidores, alcançado mais pessoas, melhorado minha visibilidade, etc. mas até hoje eu teria perdido quase tudo. Ficou claro para mim que abrir um perfil numa rede social como o Google+ é criar um ativo que perderia valor ou até desapareceria amanhã. Por que perder tempo?
É claro que se você não tiver paciência, não terá nada. No mundo dos negócios, você não deve ver um custo mais alto como tal, mas sim um investimento para receber uma receita maior no futuro. É ser como um Warren Buffet (pelo menos em um nível de mentalidade), mas em seu próprio campo.
Faça devoluções de produtos sem fazer muitas perguntas (aprenda com a Amazon e o Mercado Livre, lá muitas pessoas hoje compram sem medo). Concorde com um cliente mesmo que ele não o considere como fornecedor (às vezes você perde mais do que ganha ao insistir em tê-lo).
Aposte em pequenas coisas todos os dias sem esperar grandes resultados a curto prazo. Resumindo, vou levar 8 anos com o blog sem saber o que me espera ou os benefícios que terei ao longo da minha vida. Além da paciência, é superar a insegurança. Se todos abrirem uma conta no Snapchat. Devo fazer isso também? Você não deveria se isso não se encaixar em seu plano de longo prazo!
Seu comportamento e suas decisões devem ser sempre orientados para o longo prazo. Em caso de dúvida, pergunte a si mesmo. Isso me beneficia ou não no longo prazo? Normalmente me faço essa pergunta diariamente. Mudei muito o chip a esse respeito, o que me ajuda a tomar melhores decisões que me permitem criar mais valor no futuro.
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Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.