Você está trabalhando para desenvolver uma estratégia otimizada de palavras-chave de SEO para uma próxima campanha de pesquisa orgânica?
O objetivo comum de uma campanha de pesquisa orgânica é fazer com que o conteúdo que você cria apareça nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa para usuários que possam estar procurando conteúdo relacionado ao seu produto ou serviço. Os mecanismos de pesquisa dependem muito de palavras-chave para entender o conteúdo de suas páginas da web e classificá-las pelas palavras-chave apropriadas.
Sua estratégia de palavras-chave de SEO determina quais palavras-chave sua campanha segmentará para maximizar o volume e a relevância do tráfego que você recebe de mecanismos de pesquisa como Bing e Google.
Criamos este pequeno guia para ajudar os profissionais de marketing digital a entender a importância de uma estratégia de palavras-chave de SEO e como desenvolver estratégias eficazes de palavras-chave para suas próprias campanhas. Desenvolveremos uma definição clara, destacaremos por que uma estratégia de palavras-chave é importante e descreveremos um processo para implementar estratégias eficazes de palavras-chave em suas próprias campanhas de marketing.
Você pode pensar nos mecanismos de pesquisa como criadores de correspondência entre criadores e buscadores de conteúdo.
Os mecanismos de pesquisa tentam entender as reais intenções por trás das palavras-chave usadas pelos pesquisadores e, em seguida, entregam o conteúdo na forma de resultados de pesquisa que satisfazem efetivamente essas intenções.
Para criadores de conteúdo, uma estratégia de SEO é uma tentativa formalizada de:
1. Entenda quais palavras-chave estão sendo usadas para pesquisar conteúdo relacionado aos seus produtos e serviços
2. Otimize páginas individuais do seu site para segmentar as palavras-chave mais relevantes para os buscadores de conteúdo em seu nicho
3. Verifique se as páginas da Web otimizadas para SEO satisfazem efetivamente as intenções de pesquisa do usuário
4. Ofereça uma experiência de conteúdo relevante para visitantes que acessam suas páginas por meio de pesquisa orgânica
Uma estratégia eficaz de palavras-chave SEO pode frequentemente fazer a diferença entre uma campanha de pesquisa orgânica de alto desempenho e uma campanha que fracassa sem causar muito impacto.
Para entender a importância da estratégia de palavras-chave de SEO, os profissionais de marketing digital precisam entender como os mecanismos de pesquisa usam palavras-chave para conectar o público ao conteúdo e às organizações mais relevantes que possam atender às suas necessidades.
Os mecanismos de pesquisa usam robôs especializados na web, conhecidos como rastreadores, para descobrir novas páginas na Internet e analisar seus temas, conteúdos, estrutura e assunto.
Os rastreadores não lêem as páginas da mesma maneira que os humanos - eles lêem diretamente os documentos e arquivos HTML que compõem suas páginas da web. Como resultado, os rastreadores contam com a presença e o posicionamento de palavras-chave para ajudar os mecanismos de pesquisa a entender o conteúdo de uma página e como ela deve ser classificada.
Os usuários do mecanismo de pesquisa tentam encontrar conteúdo que atenda às suas necessidades, digitando palavras-chave em um mecanismo de pesquisa. Quando um usuário faz uma consulta, o mecanismo de pesquisa usa um algoritmo para pesquisar em seus bancos de dados as páginas da Web mais relevantes para o usuário antes de exibir essas páginas como resultados da pesquisa.
Essa cadeia de eventos é o que torna sua estratégia de palavras-chave de SEO tão crucial para o sucesso da campanha.
Se suas páginas da web não refletirem uma estratégia de SEO cuidadosamente construída , os mecanismos de pesquisa terão dificuldade em colocar seu conteúdo na frente do público certo, realmente interessado em seus produtos e serviços. Uma estratégia eficaz de palavras-chave de SEO aumenta a probabilidade de o conteúdo que você criar ser descoberto e apreciado pelo público com interesse genuíno nos produtos e serviços que você oferece.
Agora que desenvolvemos uma definição clara e exploramos a importância de uma estratégia eficaz de palavras-chave de SEO, descrevemos um processo que você pode usar para desenvolver uma estratégia de palavras-chave para suas próprias campanhas de marketing digital.
Para formular sua estratégia de palavras-chave, você precisará realizar uma pesquisa de palavras-chave, escolher as melhores palavras-chave para segmentar com sua campanha e executar sua estratégia usando técnicas de SEO e práticas recomendadas. Vamos dar uma olhada passo a passo de como você pode começar.
A primeira coisa que você pode fazer para iniciar sua estratégia de palavras-chave SEO é analisar seu próprio negócio usando uma matriz de palavras-chave. Uma matriz de palavras-chave ajuda você a começar a desenvolver idéias de palavras-chave com base em suas ofertas atuais de produtos / serviços. Crie uma tabela com quatro colunas parecidas com esta:
Em seguida, preencha sua matriz de palavras-chave com informações sobre os produtos e serviços que você oferece. Em "Cabeça", liste os adjetivos que descrevem seus produtos e serviços. Nas seções "Corpo", liste os nomes dos produtos e serviços que você oferece. Em "Calda", liste alguns adjetivos que descrevem sua organização. Você deve terminar com uma matriz semelhante a esta:
Agora você pode ler a lista para gerar ideias para as palavras-chave segmentadas. Nessa lista, podemos discutir rapidamente variações de palavras-chave que os pesquisadores podem usar para encontrar nossa empresa:
• Melhor empresa de marketing online
• Empresa de redação de conteúdo principal
• Agência de marketing de conteúdo mais rápida
• Melhor provedor de serviços de gerenciamento de publicidade
O próximo passo no desenvolvimento de sua estratégia de palavras-chave SEO é analisar a concorrência.
Para isso, convém usar uma ferramenta de software de análise de concorrentes de SEO como SEMrush ou SpyFu .
Comece escolhendo um concorrente conhecido no seu nicho e, em seguida, insira o nome de domínio no SpyFu para ver o desempenho da pesquisa orgânica:
O concorrente que analisamos aqui está classificado na primeira página do Google por quase 8.000 palavras-chave. Você pode acessar a lista completa e filtrá-la para se concentrar nas palavras-chave relevantes para uma vertical específica.
Em seguida, dê uma olhada no site do seu concorrente e concentre-se nas páginas de produtos / serviços. Provavelmente, eles oferecerão muitos dos mesmos serviços que você, mas preste atenção na forma como esses serviços são descritos e em quais palavras-chave eles usam, para que você possa ter idéias adicionais de palavras-chave para sua estratégia de palavras-chave de SEO.
Repita esse processo com alguns concorrentes e você terá uma boa noção de quais palavras-chave outras empresas do seu nicho estão otimizando seu conteúdo para gerar tráfego orgânico.
Agora que você analisou seu próprio negócio e seus concorrentes, pode usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para ter uma noção de quais termos de pesquisa as pessoas estão realmente digitando no Google quando procuram seus produtos ou serviços. Se você está apenas aprendendo a pesquisar palavras-chave para SEO , o Google Keyword Planner é um excelente ponto de partida para descobrir novas palavras-chave.
O Planejador de palavras-chave do Google pode ser usado para estruturar a segmentação de suas campanhas de PPC, mas também é valioso para descobrir novas palavras-chave e investigar volumes e tendências de pesquisa de palavras-chave que você deseja segmentar. Comece clicando em "Descubra novas palavras-chave" e insira uma das palavras-chave na sua lista para obter novas idéias. Você receberá uma lista de palavras-chave relacionadas, além de métricas como volume de pesquisa, concorrência e valores típicos de lances para essas palavras-chave na Rede de anúncios do Google.
Depois de adicionar as palavras-chave relacionadas mais relevantes à sua lista para cada produto / serviço que você oferece, é hora de avançar para a próxima etapa: escolher quais palavras-chave segmentar.
Não há regras rígidas para escolher as palavras-chave SEO certas para segmentar com sua campanha, mas há várias coisas que você deve ter em mente.
Como regra geral, cada página do seu site deve ser otimizada para exatamente uma palavra-chave. Se sua estratégia de palavras-chave de SEO incluir 100 palavras-chave, pode ser necessário criar 100 páginas. Dessa forma, você deve começar a eliminar as palavras-chave menos relevantes da sua estratégia e focar naquelas que acredita que gerarão o tráfego de pesquisa orgânica mais relevante e com maior conversão para o seu site. Aqui estão algumas coisas que levam em consideração:
Você também pode consultar o Google Trends para analisar padrões no uso de palavras-chave e encontrar palavras-chave que estão aumentando em popularidade, mas que ainda não têm muita concorrência.
1. Volume de pesquisa de palavras-chave : é provável que uma palavra-chave que obtenha 10 pesquisas por mês traga menos tráfego de pesquisa orgânica do que uma palavra-chave que obtenha 1000 pesquisas por mês. Às vezes, a classificação de palavras-chave de baixo volume pode ser menos valiosa, mas a classificação de palavras-chave de alto volume é mais competitiva. Sua estratégia de palavras-chave de SEO precisa encontrar um equilíbrio aqui.
2. Relevância de palavras-chave : a classificação de palavras-chave relevantes significa que seu website receberá tráfego relevante. Não sacrifique a relevância do seu tráfego por mais volume, pois você criará uma experiência ruim para o usuário e diminuirá sua taxa de conversão.
3. Intenção de pesquisa de palavras-chave : escolha palavras-chave e frases que reflitam a intenção de pesquisa satisfeita nessa página da web. Se sua página oferece análises e comparações, otimize com base em uma palavra-chave de cauda longa que reflita isso. Se sua página oferecer um guia ou tutorial, inclua "guia", "como fazer" ou "tutorial" como parte da palavra-chave do foco.
4. Concorrência de palavras-chave : se houver bastante concorrência por uma palavra-chave específica, será mais difícil classificar seu conteúdo. Além disso, se os anunciantes de PPC comprarem muitos anúncios para sua palavra-chave, seus resultados de pesquisa sempre aparecerão abaixo de três a quatro anúncios, às vezes até abaixo da dobra, o que pode ter um impacto negativo na sua CTR. Para obter melhores resultados, escolha uma combinação de palavras-chave de alta e baixa concorrência para incorporar à sua estratégia de palavras-chave de SEO.
5. Palavras-chave de cauda longa versus cabeça gorda : em nossa matriz de palavras-chave, nos concentramos em formular palavras-chave de cauda longa com 3 a 4 palavras. Em geral, as palavras-chave de cabeça gorda (1-2 palavras) são menos específicas e mais competitivas - você enfrentará muita concorrência por menos tráfego de segmentação. Por outro lado, as palavras-chave de cauda longa podem ter de 3 a 5 palavras e são mais específicas, com menos concorrência e menos volume de pesquisa. Recomendamos que você segmente uma combinação de palavras-chave de cauda longa, para que você possa se beneficiar de um tráfego orgânico mais relevante.
Depois de restringir sua lista de palavras-chave em potencial, você estará pronto para implementar sua estratégia de palavras-chave de SEO.
Você precisará criar uma única página da Web para cada palavra-chave que deseja segmentar, implementar técnicas de otimização de SEO na página com relação à sua palavra-chave em foco e garantir que sua página satisfaça efetivamente as necessidades e expectativas dos visitantes que chegam de produtos orgânicos. procurar.
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Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.