A importância de criar e ter um site rápido tem sido um tema quente nos últimos anos e as pessoas ainda discutem sobre isso. Alguns pensam que tem pouca ou nenhuma relevância, enquanto outros acreditam que é um fator essencial ao qual mais atenção deve ser dada.
Para sites que dependem de tráfego como muitos blogs, mídia ou lojas de e-commerce, o Google está colocando muita pressão nessa questão, apontando que eles perderão lugares na página de resultados se a experiência do usuário ficar lenta.
Com isso em mente, várias grandes marcas testaram os efeitos da velocidade do site em seus negócios. A Amazon fez alguns testes, que ilustraram que perderia US $ 1,6 bilhão a cada ano se seu site fosse mais lento por um segundo.
Dentro desse paradigma, a velocidade de carregamento da página é mais relevante do que nunca, pois a maioria das pessoas investe em negócios online, sites afiliados e blogs.
Se temos um site, devemos entender que ele deve ser uma prioridade, para otimizar o site para atingir o máximo de usabilidade e velocidade de carregamento em todo o mundo.
Não importa se estamos rodando um blog, uma loja online ou um portal comercial, segundo o Google, todo o site deve ser processado em menos de três segundos. No entanto, muitas pessoas ainda o ignoram e continuam a operar com modelos ou layouts desatualizados.
As pequenas e médias empresas, em particular, são as que mais caem neste erro. É verdade que contratar empresas de web design é um luxo que nem todos podem pagar, mas também existem outras alternativas, como adquirir um criador de páginas web que se dedique à construção de páginas ultrarrápidas ; você pode procurar um que já tenha modelos pré-carregados para garantir a velocidade.
Existem muitas ferramentas atualmente na web, mas como o Google é quem mais pressiona nesse assunto, vale a pena usar as delas para poder medir o desempenho do seu site.
A ferramenta do Google é conhecida como PageSpeed Insights e além de ser apenas um instrumento para medir se você tem um site rápido, também é capaz de apontar quais são as áreas específicas a serem aprimoradas.
Tem até um blog e dicas para ferramentas de desempenho do Google. No entanto, alertamos você ... não desanime se o seu site falhar no teste. A maioria não, e é por isso que criar um novo site otimizado pode ser uma vantagem competitiva.
Nesse mesmo site, continuamos trabalhando para reduzir os 0,4 segundos que o Google nos pede.
Criar um site de carregamento rápido tem vários benefícios. Mencionaremos aqui algumas das mais claras:
Se o seu site carrega mais rápido, ele obtém automaticamente a 1ª aprovação dos usuários e eles começam a navegar pelas diferentes páginas com entusiasmo, mas a realidade vai além. Estudos mostraram que sites de carregamento rápido parecem profissionais, seguros e autênticos para seus visitantes, enquanto velocidades lentas parecem inseguras, inseguras e até mesmo fraudulentas para os usuários.
Além disso, 40% das pessoas abandonarão seu site se demorar mais de 3 segundos para ser totalmente renderizado. Isso pode permitir que você perca 40% de seus leads? Suponha que 100.000 usuários visitem seu site todos os meses, mas se ele carregar em 4 segundos, você perderá 40.000 (40%), o que significa que pode acabar perdendo essa quantidade de leads.
As pessoas podem estar dispostas a esperar um pouco mais para acessar sites estabelecidos como o Google ou o Facebook, mas as pequenas empresas e organizações não têm chance se seus sites carregam mais devagar do que 3 segundos.
Quando seu site de comércio eletrônico carrega rapidamente, ele melhora a experiência do cliente e dá a percepção imediata de que é uma empresa legítima. Assim, você aumenta sua autenticidade e reputação aos olhos dos clientes em potencial e eles ficam mais propensos a comprar. Em outras palavras, ajuda a obter mais vendas, o que significa mais lucro.
Isso é essencial para empresas novas e pequenas que lutam para obter vendas adicionais. Se o seu site carregar lentamente, os consumidores sairão e você certamente perderá vendas.
A otimização da loja online ou do negócio de e-commerce também depende do provedor de hospedagem na web (hosting). É por isso que você deve escolher a empresa de hospedagem web mais rápida, apoiada em armazenamento SSD, tecnologias de ponta e técnicas avançadas de otimização de servidor para garantir uma experiência de navegação rápida.
Desde 2010, o Google usa a velocidade da página como um dos fatores determinantes no ranking SERP. O Google garante que seu site seja eficiente, rápido e informativo antes de enviar rastreadores. Na verdade, o Google rastreia limitações de orçamento para cada site; reduz as solicitações de rastreamento para um servidor lento que leva mais de três segundos para recuperar informações.
Se não for rastreado, não será indexado no Google ou em qualquer outro banco de dados de mecanismo de pesquisa e, em última análise, não será classificado. As classificações do mecanismo de pesquisa dependem de centenas de fatores e a velocidade é um deles, portanto, certifique-se de ter a menor latência possível.
Se você estiver focado em fazer marketing de conteúdo e seu blog ou site de mídia for rápido, o Google dará a você uma classificação mais alta em comparação com as páginas lentas. Você não pode controlar a maioria dos outros fatores de classificação, mas isso está em suas mãos - não deixe que isso afete seu tráfego orgânico quando o mercado é tão competitivo. Os três primeiros lugares na página do Google recebem 75% de todos os cliques.
Taxas de conversão mais altas Estatisticamente, os usuários da Internet permanecem em sites de carregamento rápido por períodos mais longos e se inscrevem (tornando-se leads) ou compram produtos, resultando em taxas de conversão mais altas. Se os usuários simplesmente saem de seu site sem ficar muito tempo (eles vêm e vão sem visitar mais nada), você certamente terá uma baixa taxa de conversão.
A Internet está cheia de alternativas, seus potenciais visitantes sairão após alguns segundos de espera e irão para outras opções relacionadas ao seu negócio ou produto. Esta é a era mais competitiva quando se trata de negócios, ninguém pode perder tráfego, leads ou clientes.
Existem várias maneiras de otimizar a velocidade do seu site. O mais simples, como já falamos, é optar por um construtor de sites de alta qualidade e com foco na velocidade. No entanto, também há coisas adicionais que você pode fazer. Os especialistas recomendam algumas formas simples de melhoria:.
Primeiro, meça a velocidade do seu site com várias ferramentas. Você pode usar a ferramenta Google, mas se preferir, também existem outras como: GTMetrix, Webpagetest ou ByteCheck para medir a velocidade. Todas essas plataformas online ajudam a analisar as propriedades do seu site, mas também sugerem sugestões para melhorar o desempenho.
Malware e vírus podem atrasar você, então é melhor executar alguns testes de malware. Além disso, se você estiver trabalhando com um software WordPress, atualize-o regularmente. Você deve atualizar todos os temas e plug-ins para evitar vulnerabilidades ou problemas de segurança. Limpe os vírus se encontrar algum e outro cache desnecessário para amenizá-lo.
Além disso, tente usar o mínimo de plug-ins possível, porque muitos não são otimizados para velocidade e isso tornará seu site enormemente lento.
É muito fácil instalar e configurar um plugin de cache do WordPress como W3Total Cache, WP-Rocket ou SuperCacher. Isso serve para que a cada visita do usuário não tenha que recarregar tudo, mas apenas o que não está em cache. Tudo que você precisa fazer é instalar qualquer uma dessas ferramentas, definir as configurações e pronto. São plugins excelentes para melhorar a velocidade do seu site sem interferir nos problemas técnicos do servidor.
CloudFlare é uma plataforma freemium CDN que oferece não apenas planos premium, mas também grátis, com a qual você pode criar uma conta e optar por um plano grátis. É o suficiente para acelerar drasticamente os sites de médio porte. Configurar seu site com CloudFlare é muito fácil e sem complicações.
Pode ser necessário entrar em contato com o seu host da web se o tempo de carregamento do seu site não melhorar, mesmo depois de seguir as etapas descritas acima. Considere mudar seu site para um host mais capaz se o problema persistir mesmo depois de reclamar com o provedor de hospedagem.
Em conclusão, a velocidade do site não é algo que pode ser negligenciado levianamente. Isso afeta a classificação da pesquisa, as taxas de conversão, a experiência do usuário e até as vendas, por isso é importante. Pode causar danos consideráveis se for ignorado como sem importância.
Para administrar um site de comércio eletrônico, um site afiliado ou mesmo um blog ou site de conteúdo bem-sucedido, você precisa que seu site seja rápido e eficiente. Não se arrisque quando se trata de velocidade da página ou você pode acabar perdendo muito.
Receba um email quando novo conteúdo for adicionado.
Ainda não há comentários
Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.